vida na escola

O que se estuda em Administração?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
o que se estuda em administração

Na hora de escolher a graduação, é correto ter preocupação com empregabilidade, áreas de atuação e média salarial. Tudo bem pensar mais à frente, mas não dá pra esquecer o que vem primeiro: os quatro anos da graduação. As matérias, os campos de estudo e até a ênfase do curso podem ser critérios determinantes na sua decisão. Escolher um curso com a nossa cara é um bom começo e pode ser a chave para impulsionar a carreira.


O que vou encontrar na faculdade?

Administração pertence à área das ciências sociais aplicadas e contempla disciplinas tanto de exatas quanto de humanas. A matriz curricular de Administração  pode ser dividida em quatro grandes áreas. O curso aborda as diferentes áreas de uma empresa, preparando o profissional para planejamento, tomada de decisão e execução em ambientes complexos e de constante mudança. A matriz curricular de Administração pode ser dividida em oito grandes eixos temáticos


Matemática e métodos quantitativos: Se estamos falando de administrar, saber manipular os números é um requisito. Cálculo, álgebra e estatísticas são estudados com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e analítico, essenciais para modelagem de negócios e tomadas de decisão.


Finanças: Como decidir se um investimento deve ser feito? E o fluxo de caixa, como administrá-lo? Independente do porte da empresa, matemática financeira, fundamentos da gestão contábil, orçamento e análise de demonstrações financeiras são indispensáveis.


Gestão de Projetos: Compreender o ciclo de vida de projeto é essencial para que o seu processo seja otimizado: da concepção à entrega para o cliente. Ainda mais com a automação, é preciso garantir uma produção técnica fluida, ágil e de qualidade. Um curso com aulas práticas, que utilize softwares como SAP reflete o que será encontrado no mercado.


Marketing: Uma das preocupações do marketing é a de se conectar aos clientes, buscando oportunidades que façam sentido para ambos, acompanhando as transformações do mundo. Como criar esse estreitamento? Com planejamento, pesquisa e ações estratégicas os resultados são otimizados.


Recursos Humanos:  O capital humano é uma vantagem competitiva relevante e por isso observamos grandes empresas investindo e reestruturando suas estratégias de atração e retenção de talentos. Comportamento organizacional, administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento são os principais tópicos a serem estudados.


Sistemas de informação gerenciais e ferramentas digitais: Relacionar os diferentes sistemas de uma empresa e as articulações entre eles. A partir do ponto de vista de negócios, o aluno aprende a tomar as decisões estratégicas para aquisição, segurança e implantação de softwares.


Ciências sociais, filosofia e pesquisa em administração: Como dito, ADM pertence à área das ciências sociais aplicadas. Portanto, é essencial entender a importância desta profissão e de onde ela vem, passando por estudos em direito e filosofia.


Empreendedorismo: Esse eixo tem correlação com todos os outros, já que temos todas as áreas centralizadas. Entender os desafios e os papéis desempenhados por cada setor é essencial para driblar os desafios e fazer uma boa gestão.


Com tantos conteúdos distintos dentro do que se estuda em administração, deve passar pela sua cabeça: será que o aprendizado é raso? Mas não se trata do superficialidade. O administrador precisa ter uma visão sistêmica (isto é, de tudo que uma empresa precisa para dar certo), então é natural que  o currículo seja amplo mesmo. 


Claro que o mercado espera um profissional completo, multidisciplinar, que reúna conhecimento panorâmico dos processos empresariais. Mas tudo bem levar mais jeito para uma função do que outra.


Inclusive, algumas instituições deixam a cargo do aluno escolher uma área com a qual tenha mais afinidade. Ou se você já tiver batido o martelo no que deseja trabalhar, ainda existem as que oferecem o curso de administração com ênfase em alguma área, como Comércio Exterior, Marketing, Negócios, Recursos Humanos e outras.


Mas se não souber, tudo bem! É super comum chegar meio perdido, mas à medida que o curso vai avançando, as coisas tomam forma e fica tudo mais claro. E você ainda pode se surpreender com alguma disciplina que não esperava e aprender algo totalmente novo. O Coordenador do Curso de Administração do Infnet garante que acontece bastante.

“Quando começamos a ensinar logística aqui, usamos o SAP. O que é um grande diferencial para os alunos: ter contato, ainda na faculdade, com um dos melhores sistemas de gestão do mundo. Outra disciplina que é inovadora é a de análise de dados e Business Intelligence. Os alunos adoram! Traz uma nova visão, ajuda muito o administrador a fazer gestão baseada em evidências.”

Prof. Paulo Tostes


Em quais áreas posso trabalhar?

Quando pensamos num administrador, é natural imaginar uma pessoa engravatada atrás de um computador, lidando com planilhas e fazendo contas. É isso?


Também, mas pode ir muito além da parte financeira. É imprescindível ter em mente que o profissional de administração é bastante flexível e pode atuar em carreiras que sequer existem ainda. A abrangência dos estudos te qualifica para atuar em quase todos os setores de uma empresa, como por exemplo: 


– Análise de dados – Business Intelligence
– Auditoria
– Comércio Exterior
– Compras e aquisições
– Controladoria e finanças
– Logística
– Marketing e vendas
– Recursos humanos


Sem mencionar que os cargos de gerência, presentes em qualquer área, pedem uma visão ampliada que o curso de ADM certamente entrega aos alunos. Além dos diversos concursos públicos que você pode fazer, além de empreender, abrindo seu próprio negócio.


Com o advento da era digital, podemos dizer que as áreas que possuem mais relação com tecnologia e automação estão em alta. Para acompanhar essas transformações, é  indispensável que um administrador domine as técnicas para armazenamento de dados e otimização de processos.


O administrador do futuro é aquele que sabe usar a tecnologia a seu favor, sem esquecer das pessoas e dos processos que são os pilares da gestão. Pessoas, processos e tecnologias. Nosso curso capacita os alunos nesses pilares, o que os torna altamente competitivos no mercado de trabalho”, afirma o professor Tostes.


Administração é a graduação superior mais procurada do país, levando a uma grande oferta do curso para atender a demanda. Segundo pesquisa do INEP, ADM soma, juntamente com Direito e Pedagogia, 27,4% das matrículas.


E tem emprego?

Veja bem: alta concorrência não é sinônimo de boa concorrência. Apesar de um grande número de profissionais no mercado, ainda falta mão-de-obra qualificada, com competências que atendam às necessidades das empresas. A popularização do curso não significa que todas as instituições de ensino estejam preparadas para entregar um bom profissional para o mercado.


Por isso, é muito importante checar se a instituição ensina as competências que o mercado exige, é bem vista pelas empresas e qual o seu conceito no MEC. Não sabe como fazer? 


Acesse o site do MEC e clique em ‘Consulta Avançada’. Selecione o tópico ‘Curso de Graduação’ e em seguida digite “Administração”. Selecione também o estado e o município onde pretende estudar.


Então, aparecerá a lista com todos cursos de administração do município. Fique atento aos conceitos CC e CPC. As notas variam de 1 a 5, valendo a mais recente, sendo que 2 ou menos é considerado insatisfatório. Procure fazer um curso com conceitos 4 ou 5.

Você também pode selecionar para que apareçam apenas instituições com notas 4 e 5, no tópico índice.

CC é o conceito de curso, quando o MEC visita a instituição e avalia infraestrutura, instalações, corpo docente, etc. Já o CPC também considera o resultado do Enade (exame que avaliação de desempenho de estudantes). Nem todos os cursos tem essa nota porque o Enade só é oferecido eventualmente, então cursos que começaram nos últimos 5 ou 6 anos muitas vezes não possuem.


Eu tenho o perfil?


Lembre-se que o administrador é um gestor de pessoas e projetos. Por isso, trabalho em equipe e saber lidar com prazos são um must para seguir na profissão. Outras características desejáveis são: ser organizado, criativo, multitask e solucionador de problemas.


O profissional é conhecido pela versatilidade de seus conhecimentos, que vão da gestão de pessoas à estatística. Uma boa dica, portanto, é investir no curso que tenha ênfase numa área que tem ver com você. No caso do Instituto Infnet, o programa tem uma pegada quantitativa, com muito de sistemas, business intelligence e SAP.


Mas cuidado: não vá fazer ADM esperando uma formação completa de marketing, logística ou ainda RH. O objetivo de abordar outras áreas é entender como se conectam e de que maneira se aplicam dentro da administração. Então não adianta ter interesse em apenas uma ou outra engrenagem, como aconteceu com a Carol: 


aluna de marketing infnet

“Apesar de ter afinidade com marketing, acabei ingressando em ADM. Mas em determinado momento percebi que era uma graduação mais extensa por tratar de outros assuntos também, enquanto a graduação de marketing sozinha ia direto ao ponto do que eu gostaria de trabalhar. Então acabei trocando.”

Carol, aluna de Marketing no Infnet.



Fazer a graduação em administração é uma ótima opção, também, para quem já trabalha com rotinas administrativas ou tenha feito apenas um curso de curta duração. Além de te posicionar melhor no mercado de trabalho, a faculdade te oferece conhecimentos que vão além do operacional, visando o pensamento estratégico e de planejamento. Assim fez a Ana Paula, que aos 43 anos, decidiu ingressar no ensino superior:


aluna de administração no infnet

“Trabalho há 15 anos na área administrativa, na parte operacional. Iniciei na área advocatícia, e trabalhei com saúde, educação e comércio. Mas a faculdade abriu meus horizontes e sinto que posso trilhar vários caminhos. E também sinto que a graduação está sempre alinhada e acompanhando o que o mercado pede.”

Ana Paula, aluna de Administração no Infnet.


E é o que falamos no início: lembre-se que é um dos passos mais importantes da sua vida. Portanto: pesquise, converse com amigos e, se possível, professores e profissionais da área. Quanto mais informação, mais preparado você estará para tomar a decisão.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of