DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Consultoria no Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia1.Compreender os fundamentos da prática da atividade de consultoria.
2. Compreender a evolução teórica da administração em relação ao gerenciamento da qualidade/rotina, ao gerenciamento de projetos e ao gerenciamento de processos.
3. Analisar casos de problemas de gestão de pequenas organizações.
4. Compreender os desafios do diagnóstico de problemas de gestão em organizações e as questões mais controversas do papel do consultor.
5. Compreender os problemas típicos de gestão das pequenas organizações, estudando casos.
6. Iniciar e planejar um projeto de consultoria de acordo com o entregável previsto para o bloco.
7. Executar o projeto de consultoria de acordo com o projeto de bloco, utilizando técnicas de controle, monitoramento e encerramento de acordo com o PMBOK.
8. Planejar e executar iniciativas de consultoria.
9. Fazer análises de causa e propostas de contramedidas e planos de ação a partir de problemas detectados utilizando os métodos da gestão de qualidade.
10. Portar-se de forma profissional com clientes, com especial preocupação em relação à cordialidade, expressão oral e escrita, apresentação de trabalhos e textos, apresentação pessoal.
11. Diagnosticar problemas pontuais de gestão em pequenas organizações.
12. Compreender as limitações do papel do consultor.
13. Executar um projeto de consultoria de acordo com o entregável previsto para o bloco, preparando também relatório de tal projeto.
CICLO 1: Fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia1. Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho, metas.
2. Criar POPs, fluxos padrão de processos e outros artefatos da área de qualidade.
3. Criar gráficos de gestão à vista.
4. Criar e apurar indicadores de desempenho para diferentes áreas, atividades e pessoas de uma organização.
5. Criticar POPs, fluxos, gráficos e o gerenciamento da rotina como um todo em diferentes organizações.
CICLO 1: Início e Planejamento de Projetos1. Compreender a teoria sobre o início e o planejamento de projetos de acordo com o PMBOK.
2. Iniciar projetos.
3. Planejar projetos.
CICLO 2: Gestão de Processos BPM CBOK1. Compreender o contexto da gestão de processos em si, sua relação com a teoria da administração, bem como suas relações com o gerenciamento de projetos e a gestão de qualidade.
2. Compreender a teoria de business process management com base no BPM CBOK, preparando-se para a certificação CBPP.
3. Compreender a notação BPMN.
4. Documentar processos de negócios utilizando a notação BPMN.
5. Modelar processos de negócio.
6. Analisar processos de negócio.
7. Desenhar processos de negócio.
8. Gerenciar o desempenho de processos de negócio.
9. Transformar processos de negócio.
10. Compreender a organização do gerenciamento de processos e o gerenciamento corporativo de processos.
11. Compreender a interação entre as tecnologias da informação e o BPM.
CICLO 2: Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos1. Compreender a teoria sobre a execução, o monitoramento, o controle e o encerramento de projetos de acordo com o PMBOK.
2. Executar projetos.
3. Monitorar projetos.
4. Controlar projetos.
5. Encerrar projetos.
6. Contextualizar a aplicação do PMBOK a projetos de portes variados, em especial sabendo adequar o uso das suas ferramentas a diferentes portes de projetos.
7. Compreender o cenário de soluções de tecnologia da informação para apoiar o gerenciamento de projetos e portfólios de projetos, compreendendo as suas vantagens, desvantagens e casos em que são mais ou menos recomendadas.
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Gestão RH1. Compreender os benefícios, principais desafios e limitações da atuação do administrador no planejamento da gestão de pessoas em uma organização.
2. Iniciar e planejar um projeto para chegar aos entregáveis do Bloco para uma organização específica.
3. Levantar informações e diagnosticar o panorama de comportamento organizacional em uma organização.
4. Levantar informações acerca dos processos de gestão de pessoal em uma organização.
5. Elicitar os desejos e objetivos de comportamento organizacional para uma organização de forma alinhada com a sua estratégia.
6. Elaborar políticas e processos de recrutamento e seleção de pessoas para organizações específicas.
7. Elaborar políticas e processos de gestão de desempenho para organizações específicas.
8. Elaborar os principais processos de gestão de pessoal em uma organização.
9. Alinhar as políticas e processos de R&S e gestão de desempenho às de gestão de pessoal, alterando ambas se necessário.
10. Elaborar um artefato de gestão de pessoal (dentre acordo de banco de horas, acordo coletivo, acordo de participação nos lucros e resultados ou outro de complexidade similar).
11. Escrever um relatório contendo seus levantamentos e propostas para a organização.
CICLO 1: Gestão de Recursos Humanos: Fundamentos, Recrutamento e Seleção1.Compreender os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos e sua inserção em relação às teorias da Administração.
2. Compreender os desafios macro, organizacionais e individuais associados à gestão de recursos humanos.
3. Compreender as relações entre a gestão de recursos humanos e a estratégia das organizações.
4. Compreender os processos mais importantes da Gestão de Pessoas e sua relação com a Gestão de Pessoal ou DP.
5. Compreender os papéis típicos de profissionais que atuam na Gestão de Pessoas.
6. Analisar casos de gestão de pessoas em diferentes organizações.
7. Recrutar pessoas.
8. Selecionar pessoas.
CICLO 1: Gestão de Pessoal: Regras do Jogo1. Compreender o que é e como funciona o Departamento de Pessoal em uma organização e suas relações com as principais rotinas do RH.
2. Compreender as regras do jogo, ganhando compreensão ampla da CLT e da Constituição Federal e de como as leis afetam as relações de trabalho.
3. Analisar casos variados de aplicação da CLT em diferentes situações típicas do dia a dia.
4. Reconhecer a existência de regras trabalhistas especiais para diferentes setores ou atividades econômicas.
5. Compreender os limites e regras para a terceirização e trabalho com autônomos.
6. Compreender os limites de negociação com empregados e também como funciona a negociação coletiva e individual com sindicatos.
7. Compreender as necessidades de contratar menores, portadores de deficiência e outras políticas similares.
8. Compreender as regras particulares, obrigações e possíveis benefícios relacionados a sistemas de controle de ponto.
9. Compreender e aplicar as questões de higiene, segurança no trabalho e qualidade de vida na gestão de pessoas.
CICLO 2: Gestão de Desempenho e Comportamento Organizacional1. Compreender os conceitos fundamentais do comportamento organizacional.
1.Compreender os objetivos e a aplicabilidade do estudo do comportamento organizacional.
1.2 Compreender as questões fundamentais do comportamento individual: personalidade, emoção, motivação, tomada de decisão.
1.3 Compreender as questões fundamentais do comportamento em grupo nas organizações: equipes, liderança, poder e política interna, conflitos e sua gestão.
2. Compreender as relações entre os talentos ou pontos fortes, tipos de cargo e áreas de atuação (técnicos, gestores, operadores, vendedores, etc.) com a motivação e o alto desempenho.
3. Liderar e motivar pessoas.
4. Analisar e diagnosticar a motivação de indivíduos e grupos em organizações.
5. Planejar, gerir e avaliar políticas motivacionais diferenciadas por departamentos / áreas / equipes e indivíduos em organizações.
6. Analisar e propor soluções para conflitos típicos em organizações.
7. Gerir o desempenho de pessoas
Elaborar sistemas de recompensa e remuneração.
7.1 Compreender os fundamentos teóricos dos sistemas de recompensa e remuneração.
7.2 Criticar / Elaborar sistemas de recompensa e remuneração para diferentes necessidades organizacionais.
7.3 Compreender e utilizar a Vareta Medidora e as quatro chaves para a gestão de equipes de alto desempenho.
CICLO 2: Gestão de Pessoal: Processos e Sistemas1. Compreender os principais processos do Departamento de Pessoal de uma organização, observando como elas funcionam em um sistema de informação da área.
2. Compreender os papéis típicos existentes no departamento de pessoal, sua relação com o RH e com a Controladoria.
4. Planejar rotinas e processos para o departamento de pessoal de uma organização.
5. Implementar as rotinas do Departamento de Pessoal de uma organização, vivenciando seu funcionamento em um sistema de informação.
6. Integrar as rotinas de RH com as rotinas de DP de uma organização.
6.1 Ajustar processos, tornando as práticas do RH mais aderentes à “regras do jogo”.
6.2 Ajustar prazos entre as área.
7. Compreender e implementar processos para a gestão de autônomos e terceirizados.
8. Compreender e implementar relações com o governo.
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Operações e Logística1. Analisar casos de administração da produção e logística.
2. Levantar as necessidades de operação e logística para uma organização.
3.Desenhar processos de operação e logística alinhados com as necessidades da organização.
4.Implantar em um ERP processos de  operação e logística para uma organização.
5.Elaborar uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização.
6. Implantar em um sistema de informação uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização com processos customizados utilizando ABAP.
7. Documentar sua solução implantada de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
8. Compreender a questão ética no relacionamento com fornecedores e clientes, analisando dilemas éticos, em especial aqueles relacionados a fornecedores;
CICLO 1: Fundamentos da Administração1.Explicar a inserção da área de operações e logística no contexto das organizações.
2. Descrever os principais conceitos e processos da administração da produção e da logística.
3. Comparar os principais processos de logística em diversos tipos de organização.
4. Desenhar processos de produção e logística alinhados com indicadores de desempenho da organização.
CICLO 1: Sistemas de Informações Gerenciais na Cadeia de Suprimentos1.Descrever os sistemas de informação mais comuns usados nas organizações;
2.Explicar os benefícios e desafios da implantação de ERPs nas organizações;
3. Implantar em um ERP processos de produção e logística;
4.Implantar em um ERP processos de produção e logística integrados com processos de outras áreas.
CICLO 2: Planejamento e Otimização da Produção e Integração à Logística1.Descrever objetivos, técnicas e atividades de planejamento e controle.
2.Planejar e controlar a capacidade de produção.
3. Planejar e controlar os estoques.
4.Planejar e controlar falhas e sua recuperação.
5.Planejar e controlar a cadeia de suprimentos.
CICLO 2: Administração de Aquisições,Suprimentos e Estoques1.Descrever a arquitetura e os principais conceitos para a customização de processos em um ERP.
2. Implementar customizações em processos simples utilizando ABAP.
3. Implementar em um ERP uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Business Intelligence e Análise de Dados1. Compreender o que é um Business Intelligence;
2. Planejar um projeto de extração e BI para analisar dados de uma organização;
3. Implementar a extração de dados para uma organização (Nota para o PR: subentende que ele vai modelar ou compreender um modelo de dados existente);
4. Analisar visualmente dados de uma organização;
5. Analisar estatisticamente dados de uma organização;
6.Documentar e justificar um projeto de BI e análise de dados para uma organização.
CICLO 1: Fundamentos do BI e da Análise de Dados1.Compreender o valor do BI e da análise de dados para as organizações;
2.Compreender os conceitos fundamentais de banco de dados, modelagem de dados e business intelligence;
3.Compreender o panorama tecnológico e as principais ferramentas para BI e análise de dados;
4.Comparar as diferentes soluções analíticas disponíveis no mercado;
5.Analisar ciclos de processamento e entrega analíticos entre as diferentes soluções;
6. Utilizar o Microsoft Power BI para consultas e análises de dados simple
CICLO 1: Extração e Manipulação de Dados1. Compreender o contexto da descrição e da análise de dados
1.1 Compreender o conceito da análise de dados
1.2 Compreender o conceito de análise de dados com Big Data
1.3 Compreender a importância da estatística
1.4 Identificar o contexto e a aplicabilidade estatística na indústria
1.5 Compreender análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas
1.6 Identificar as limitações e a não aplicabilidade estatística
2.Descrever dados quantitativamente
2.1 Caracterizar os diferentes tipos básicos de dados
2.2 Descrever tipos de escalas
2.3 Diferenciar variáveis e dados
2.4 Diferenciar dados discretos e contínuos
2.5 Diferenciar dados qualitativos e quantitativos
2.6 Compreender a importância da qualidade dos dados
2.7 Identificar as técnicas para qualificar dados
2.8 Identificar erros analíticos cometidos pela falta da qualidade nos dados
3. Instalar e utilizar o R/R Studio
3.1Instalar o motor R e o R Studio
3.2 Compreender conceitualmente o motor R
3.3 Identificar os objetos do R Studio
3.4 Realizar entrada e saída de dados simples utilizando R
3.5 Realizar operações matemáticas, relacionais e lógicas básicas utilizando R
3.6 Realizar operações temporais utilizando R
3.7 Realizar análises básicas graficamente utilizando R
3.8 Identificar diferentes visualizações
4. Construir análises de dados simples utilizando o R
4.1 Caracterizar os diferentes tipos de medidas estatísticas básicas
4.2 Compreender o conceito de transformação de dados
4.3 Compreender os tipos básicos de visualizações de dados
4.4 Compreender agregação de dados
4.5 Compreender diferentes tipos de visualizações de dados
4.6 Caracterizar diferentes tipos de visualização de dados
4.7 Manipular visualizações para diferentes abordagens
CICLO 2: Business Intelligence1. Utilizar modelos de entidade relacionamento;
2. Utilizar o Microsoft PowerBI;
3. Extrair dados de sistemas de informação utilizando SQL;
4. Criar visualizações e cruzamentos de dados de sistemas de informação em uma plataforma de BI.
CICLO 2: Análise de Dados1. Compreender coleta e preparação de dados
1.1 Compreender modelos para preparação e limpeza de dados
1.2 Entender o impacto da preparação a análise de dados
1.3 Diagnosticar possíveis erros causados a limpeza de dados
1.4 Compreender transformações de dados
1.5 Analisar dados transacionais e informações quanto a análise de dados
2. Compreender análise de dados avançada
2.1 Compreender análise exploratória de dados
2.2 Compreender geo-análise
2.3 Compreender análise de associações e sequências
2.4 Compreender a influência das associações e sequências quanto a volumetria dos dados
2.5 Identificar o impacto das associações e sequências quanto a performance de processamento
2.6 Compreender classificação de dados e árvores de decisão
2.7 Identificar o impacto da classificação de dados no cenário corporativo/empresarial
2.8 Compreender segmentação de dados e análise de cluster
2.9 Assimilar a aplicabilidade da segmentação dos dados considerando a fonte de dados
3. Realizar análises de dados preditivas
3.1 Compreender modelagem preditiva em dados estruturados e não-estruturados
3.2 Compreender os diferentes modelos de regressão
3.3 Compreender a diferença entre regressão linear e não-linear
3.4 Compreender o conceito de redes neurais
4. Testar modelos de dados
4.1 Compreender a importância dos testes em modelos de dados
4.2 Assimilar as diferentes maneiras para testar modelos de dados
5. Implementar análises estatísticas utilizando R em uma plataforma de BI
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Administração Financeira e Controladoria1. Compreender a inserção e os papéis dos conhecimentos da economia e da contabilidade na prática da administração de organizações.
2. Compreender os fundamentos da prática da atividade de auditoria financeira e contábil.
3. Analisar casos de problemas de gestão financeira e contábil em organizações de pequeno, médio e grande porte.
4. Portar-se adequadamente como consultor de planejamento financeiro e controladoria, inclusive no aspecto ético.
5. Desenvolver um projeto de consultoria em planejamento financeiro e controladoria.
6. Utilizar o Microsoft Excel para elaboração de relatórios financeiros e contábeis;
7. Elaborar pareceres técnicos acerca da situação econômico-financeiras de empresas.
CICLO 1: Fundamentos da Controladoria1.Utilizar o Microsoft Excel para elaboração de planilhas eletrônicas e para cálculos de matemática financeira
2. Compreender os fundamentos teóricos econômicos da matemática financeira
4. Utilizar os regimes de capitalização de juros simples e compostos com taxas de juros real, nominal, equivalentes e proporcionais em cálculos financeiros;
5. Calcular e analisar empréstimos, amortizações, prestações e taxas em séries uniforme e não uniformes;
6. Comparar alternativas de financiamento e de projetos por meio do valor presente líquido e da taxa interna de retorno;
7. Calcular o valor de empresas utilizando a matemática financeira.
CICLO 1: Matemática Financeira com Planilhas1. Utilizar o Microsoft Excel para elaboração de planilhas eletrônicas e para cálculos de matemática financeira
2. Compreender os fundamentos teóricos econômicos da matemática financeira
4. Utilizar os regimes de capitalização de juros simples e compostos com taxas de juros real, nominal, equivalentes e proporcionais em cálculos financeiros;
5. Calcular e analisar empréstimos, amortizações, prestações e taxas em séries uniforme e não uniformes;
6. Comparar alternativas de financiamento e de projetos por meio do valor presente líquido e da taxa interna de retorno;
7. Calcular o valor de empresas utilizando a matemática financeira.
CICLO 2: Contabilidade Administrativa1. Controlar e avaliar estoques e movimentos de entrada e saída, reconhecendo seu impacto na contabilidade;
2. Apurar e calcular impostos em diferentes regimes tributários e situações;
3. Compreender o processo de fechamento contábil;
4. Compreender as principais questões jurídicas ligadas à prática da contabilidade;
5. Compreender os processos eletrônicos de faturamento e fornecimento de informações fiscais e trabalhistas para o governo;
6. Compreender a escrituração, a legalidade e o impacto tributário de diferentes tipos de provisão;
7. Compreender a escrituração, a legalidade e o impacto tributário de investimentos e intangíveis;
8. Preparar um balanço patrimonial e um demonstrativo de resultados de exercício aprofundado;
9. Compreender a importância da auditoria e da conformidade legal e com padrões internacionais da contabilidade;
10. Interpretar diferentes indicadores financeiros e contábeis, relacionando-os com o contexto;
CICLO 2: Tesouraria e Orçamento1. Compreender os processos de tesouraria e orçamento nas organizações;
2. Desenvolver e implantar em sistemas os processos de contas a receber, cobrança e cobrança de inadimplentes;
3. Desenvolver e implantar em sistemas o processo de contas a pagar;
4. Desenvolver o processo de criação, gestão e controle do orçamento da organização utilizando diferentes métodos de custeio e orçamentação;
5. Orçar e avaliar a viabilidade de projetos;
6. Gerir e projetar o fluxo de caixa;
7. Elaborar relatórios financeiros.
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Gestão Empreendedora1.Analisar casos de sucesso e fracasso em empreendedorismo e de empreendedores.
2.Elaborar Pré-Projeto de Empreendimento Simplificado
3.Analisar casos de sucesso e fracasso de empreendedorismo e de empreendedores
4.Produzir e apresentar o plano de empreendimento simplificado
CICLO 1: Estratégia e Modelagem de Negócios1.Compreender o que é estratégia empresarial;
2.Analisar estratégias de negócio;
3.Inovar e identificar oportunidades de negócio;
4.Criar o Plano estratégico e tático;
5. Compreender o que é estratégia empresarial;
5.1 Compreender as várias visões sobre estratégia de negócios, seus conceitos, vantagens e desvantagens;
5.2 Compreender a importância da estratégia para o sucesso de um empreendimento;
5.3 Compreender as estratégias competitivas genéricas;
5.4 Compreender a evolução teórica da administração em relação ao empreendedorismo;
6. Analisar estratégias de negócio;
6.1 Compreender o modelo das cinco forças de Porter;
6.2Analisar casos com o uso do modelo das cinco forças;
6.3Construir análises utilizando o modelo das cinco forças e propondo possíveis posicionamentos;
7. Inovar e identificar oportunidades de negócio;
7.1 Compreender o que é inovação;
7.2 Compreender técnicas para a inovação e identificação de oportunidades;
7.3 Identificar oportunidades;
7.4 Criar propostas de valor únicas;
8. Criar modelos de negócio;
8.1 Compreender a abordagem do Business Model Canvas;
8.2 Analisar empreendimentos existentes utilizando o Business Model Canvas;
8.3 Criar modelos de negócio com o Business Model Canvas.
CICLO 1: Responsabilidade Social e Ética na Gestão
1. Compreender os fundamentos da ética;
2.Compreender os impactos e aplicar os conceitos de multiculturalismo, questões de gênero e etnia no contexto do ambiente de trabalho;
3. Compreender os fundamentos da responsabilidade social e ambiental;
4.Compreender questões relativas à cultura organizacional, poder e controle;
5.Analisar casos de negócios sociais e sustentáveis e seus principais diferenciais;
6. Analisar diferentes situações de comportamento pela perspectiva das escolas éticas;
7. Compreender os fundamentos da ética;
8. Analisar diferentes situações de comportamento pela perspectiva das escolas éticas;
8.1. Identificar os elementos essenciais da ética no contexto empresarial e sua relação com a sociedade brasileira;
8.2 Analisar como se dá a vivência da cidadania, tanto numa esfera local, quanto global;
8.3Compreender e analisar os principais mecanismos de monitoramento, controles e incentivos nas organizações, e suas implicações éticas;
8.4 Vivenciar questões  sobre cultura administrativa, poder e influência, e suas implicações éticas;                                                                                        
9. Compreender os fundamentos da responsabilidade social;
9.1 Compreender os conceitos da responsabilidade socioambiental com enfoque no equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos;
10. Compreender os fundamentos da sustentabilidade ambiental;
11. Compreender os impactos e aplicar os conceitos de multiculturalismo, questões de gênero e etnia no contexto do ambiente de trabalho;
11.1 Compreender o histórico afro-indígena e também explicitamente a questão dos direitos humanos;
12. Analisar casos de negócios sociais e sustentáveis e seus principais diferenciais.
CICLO 2: Marketing Estratégico1. Compreender o que é marketing e sua relação com a estratégia;
2. Elaborar um plano de empreendimento simplificado;
3. Mitigar os riscos à sobrevivência de um negócio iniciante;
4. Refinar modelos de negócios com análise financeira;
5. Compreender o que é marketing e sua relação com a estratégia;
5.1 Compreender o que é marketing;
5.2Compreender as relações entre os 4Ps do marketing;
5.3 Analisar a Concorrência;
5.4Alinhar estratégias de Preço, Praça, Produto e Promoção a posicionamentos estratégicos;
6. Refinar modelos de negócios com análise financeira;
6.1 Compreender a importância da gestão financeira;
6.2 Detalhar custos e receitas para um empreendimento;
6.3 Testar os resultados financeiros em modelos de negócios;
6.4 Criar modelos de negócios lucrativos;
7.Mitigar os riscos à sobrevivência de um negócio iniciante;
7.1 Compreender a questão da mortalidade infantil de negócios e suas causas;
7.2Compreender os principais problemas de um empreendedor e estratégias para mitigá-los;
7.3 Organizar empreendimentos mitigando os principais riscos;
8.Elaborar um plano de empreendimento simplificado;
8.1Compreender o que é um plano de negócios e suas finalidades;
8.2 Compreender as limitações e problemas de planos de negócios;
8.3 Elaborar um plano de empreendimento.
CICLO 2: Aspectos Jurídicos na Gestão1.Compreender a relação entre o direito e a administração;
2.Compreender os fundamentos da constituição jurídica de uma organização e de sua organização societária;
3.Compreender como atuar de acordo com a legislação trabalhista;
4.Planejar empreendimentos em acordo com o código de defesa do consumidor;
5.Compreender as questões jurídicas relacionadas à propriedade intelectual;
6. Elaborar um kit jurídico para uma startup para clientes;
7. Compreender a relação entre o direito e a administração;
8. Compreender os fundamentos da constituição jurídica de uma organização e de sua organização societária;
9. Compreender e atuar em acordo com a legislação trabalhista;
9.1 Compreender os fundamentos da legislação trabalhista brasileira;
9.2 Compreender como funcionam as principais rotinas trabalhistas;
9.3 Compreender os principais erros trabalhistas a que um empreendedor está sujeito;
9.4 Compreender o que são contratos de trabalho e suas limitações;
10. Planejar empreendimentos em acordo com o código de defesa do consumidor;
10.1 Compreender o que é o Código de Defesa do Consumidor;
10.2 Compreender os fundamentos dos contratos de consumo;

11.Compreender as questões jurídicas relacionadas à propriedade intelectual;
12. Elaborar um kit jurídico para uma startup;
12.1 Elaborar um contrato social e acordo de cotistas;
12.2 Elaborar um contrato de trabalho para funcionários;
12.3 Elaborar um contrato padrão para cliente
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Marketing de ConteúdoAnalisar casos de projetos de implantação de marketing de conteúdo em diferentes contextos (preferencialmente, os alunos devem ver projetos amplos, com vários dos aspectos – site, blog, CMS, e-mail marketing, Métricas, resultados alcançados etc. – em mais de um contexto, para motivar bem para o bloco.)
Discutir a dimensão ética e legal em estratégias de marketing de conteúdo (Nota para o PR: subcompetências ligadas a spam, preconceito racial, sustentabilidade ambiental, direitos humanos etc.)
Planejar uma estratégia de marketing de conteúdo.
Realizar a implantação tecnológica de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Produzir conteúdos em diferentes formatos para uma estratégia de marketing de conteúdo.
Avaliar os resultados e promover otimizações em uma uma estratégia de marketing de conteúdo.
CICLO 1: Introdução ao Inbound Marketing Explicar os conceitos de marketing de conteúdo e inbound marketing.
Explicar a importância do planejamento editorial de conteúdo da marca nas diferentes plataformas digitais, incluindo marketing direto e mídias sociais.
Criar jornadas do consumidor e estratégias de funil de vendas.
Planejar conteúdos de acordo com uma estratégia de vendas, personas, a jornada do consumidor e micro-momentos.
CICLO 1: Tecnologias para a implantação de estratégias de marketing de conteúdo Descrever as principais ferramentas e plataformas utilizadas para a implementação de estratégias e ações de marketing de conteúdo
Explicar as melhores práticas de implantação de uma estratégia de marketing de conteúdo
Implementar estratégias de automação de marketing de conteúdo em canais como sites, blogs, e-mail marketing e mídias sociais.
CICLO 2: Gerenciamento de conteúdo Explicar os principais conceitos do gerenciamento de conteúdo
Elaborar um planejamento editorial para marketing de conteúdo
Utilizar as melhores práticas de produção de conteúdo para diferentes canais
Utilizar as melhores práticas de storytelling e da criação de gatilhos de compartilhamento
Implementar estratégias de relacionamento com consumidores pós-conversão
CICLO 2: Otimização em Marketing de Conteúdo e Análise de Resultados Utilizar ferramentas de Webanalytics e suas aplicações para mensuração e otimização de conteúdo
Efetuar otimizações onpage utilizando princípios do SEO
Efetuar otimizações offpage utilizando link building e autoridade
Avaliar o plano de marketing de conteúdo utilizando diferentes métricas, de acordo com o tipo de campanha e de canal de distribuição.
DisciplinaCompetências:
Projeto de Bloco: Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos1.Interpretar casos de marketing de produtos;
2.Realizar pesquisas de mercado para alimentar a criação de novos produtos e à análise mercadológica;
3.Inovar em um produto;
4.Alinhar o desenvolvimento de um produto à sustentabilidade, aos direitos humanos e à questão racial;
5. Elaborar a estratégia de desenvolvimento de uma marca de produto;
6.Elaborar o planejamento estratégico de marketing para um produto;
7.Criar o mix de marketing de um novo produto.
CICLO 1: Planejamento Estratégico de Marketing de Produtos1.Aplicar os conceitos de segmentação e posicionamento de um produto; 2.Identificar as etapas do processo de desenvolvimento de um produto; 3.Reconstruir o mix de marketing de um produto existente.
CICLO 1: Pesquisa de Mercado Quantitativa e Comportamento do Consumidor
1.Descrever os principais conceitos e aplicações das pesquisas de mercado, suas limitações e sua relação com o marketing;
2.Descrever as principais técnicas e metodologias para o planejamento, de aplicação e análise de pesquisas de mercado de natureza quantitativa;
3. Elaborar o briefing de uma pesquisa de mercado;
4.Interpretar relatórios de auditoria de mercado;
5.Realizar pesquisas de mercado visando a criação de novos produtos e também à análise mercadológica de produtos já existentes.
CICLO 2: Gerência de Marketing 1.Compreender o papel da inovação no marketing e na empresa e o seu mecanismo de difusão;
2.Descrever o ciclo de vida de um produto e os principais desafios do seu gerenciamento;
3.Planejar o gerenciamento de produto;
4.Compreender o funcionamento da estrutura de marketing de uma empresa e sua interação com as diversas áreas dentro da organização;
5.Acompanhar os resultados internos e externos de um produto de mercado;
6. Elaborar o planejamento estratégico de marketing de produtos.
CICLO 2: Branding1.Explicar a relação entre as marcas e a estratégia das organizações;
2.Propor diferentes tipos de posicionamento de marca;
3.Descrever o processo de estabelecimento de uma marca;
4. Elaborar uma estratégia de desenvolvimento de uma marca para um produto.