Vestibular 2019

Graduação em

Sistemas de Informação

(Negócios e Gestão)

A graduação forma Analistas de Negócio com uma visão abrangente dos processos de uma empresa e com o domínio dos principais sistemas de CRM, Banco de Dados, SAP R/3 e SAP B1. O Aluno também aprende soluções de Business Intelligence e técnicas de análise de negócios usando os frameworks BPM CBOK. Esta graduação é uma parceria com a Escola Superior da Tecnologia da Informação.

Conheça tudo

sobre a graduação

processo seletivo

Este curso prevê um processo seletivo gratuito, porém obrigatório para admissão.

Qual seria o processo mais adequado para você?

Vestibular

Você pode fazer o vestibular a qualquer momento e as provas podem ser feitas de forma presencial ou online.

PRESENCIAL: Confira as próximas datas.

ONLINE: Solicite o agendamento de sua prova.

Nota do ENEM

De acordo com a média inicial de entrada do curso escolhido, você poderá ingressar diretamente com sua nota do Enem e ainda usufruir de descontos adicionais.

Portador de Diploma / Transferência

Seleção realizada através de entrevista, análise curricular e/ou de portfólio.

ESTA GRADUAÇÃO É

OFERECIDA NA MODALIDADE

PRESENCIAL

Esse é formato clássico das graduações. Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede do Instituto Infnet, com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. O Instituto Infnet está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

.

DURAÇÃO

Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.

CARGA HORÁRIA

3.189 horas.

INÍCIO E HORÁRIO

Julho 2019, diariamente, das 07h00 às 09h15
Julho 2019, diariamente, das 19h40 às 22h10  

VALORES

regular

PRESENCIAL | BOLSA 46%

R$ 1.335,86 mensais

07h00 às 09h15 ou 19h40 às 22h10

Valor Integral: R$ 2.473,81 mensais

fies

Lembre-se de que você pode financiar seus estudos pelo FIES.

Entenda como funciona o programa e faça sua inscrição.

bolsa de estudos

Conheça as opções de bolsas de estudos praticadas pelo Instituto Infnet.

fundamentos do curso

CERTIFICAÇÕES

ITIL

ITIL Foundations

CBPP

Certified Business Process Professional (CBPP)

PMI

Project Management Institute (PMI) CAPM

EXIN

Exin Information Security

OMG

OMG Certified UML Professional

ORACLE

Oracle Certified Java Programmer

VMWARE

Data Center Virtualization (VCA6-DCV)
Network Virtualization (VCA6-NV)

AMAZON AWS

Amazon AWS Certified Solutions Architect – Associate

IIBA

Certification of Capability in Business Analysis™ (CCBA®)

METODOLOGIAS DE ENSINO

É um método de ensino alternativo às aulas expositivas tradicionais, e que resulta em um entendimento mais profundo dos conteúdos, uma melhoria nas competências interpessoais e no desenvolvimento da criatividade. O método oferece a oportunidade do aluno explorar desafios aplicáveis ao mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos. PBL pode significar Project Based Learning ou Portfólio Based Learning. São elementos-chave do processo:

Mais prática, menos teoria

Ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.

Projetos desafiadores ou interdisciplinares

Cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Através dos projetos, é possível integrar  conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.

Competências essenciais

Os projetos são focados nos objetivos de aprendizado dos alunos, mas também incluem o desenvolvimento de competências transversais ao conteúdo, como análise crítica, solução de problemas e conflitos, colaboração, autogestão e gestão de projetos.

Contexto

Os projetos são desafios similares aos encontrados no mundo real, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.

Reflexão e feedback

Os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu  aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências tidas como necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.

É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, por um método focado nas competências necessárias para o aluno exercer sua profissão. O curso passa a ser orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências, usando para isso os conteúdos e exercícios mais adequados, sejam eles textos, aulas, vídeos, debates, projetos, casos, etc.

Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os conteúdos para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Instituto Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses conteúdos são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.

O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado  com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.

PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:

  1. Alinhado com o mercado de trabalho;
  2. Centrado nas competências necessárias para o exercício profissional;
  3. Mais prático que o modelo tradicional de ensino.

matriz curricular

Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI

  • Fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia
  • Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL Foundations)
  • Gestão de processos BPM CBOK
  • Gerenciamento de Pessoas em TI

Gestão Integrada de Operações e Logística

  • Fundamentos da Administração
  • Sistemas de Informações Gerenciais na Cadeia de Suprimentos
  • Planejamento e Otimização da Produção e Integração à Logística
  • Administração de Aquisições, Suprimentos e Estoques

Business Intelligence e Análise de Dados

  • Fundamentos do BI e Análise de Dados
  • Extração e Manipulação de Dados
  • Business Intelligence
  • Análise de Dados

Desenvolvimento Java

  • Fundamentos de Desenvolvimento Java
  • Orientação a Objetos com UML e Modelagem de Dados
  • Desenvolvimento de Java: JEE
  • Desenvolvimento de Java: Web

Arquitetura de Computadores, Redes e SO

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Desenvolvimento Python para Redes e Computadores e SO
  • Projeto em Desenvolvimento Java

Administração Financeira e Controladoria

  • Fundamentos da Controladoria
  • Matemática Financeira com Planilhas
  • Contabilidade Administrativa
  • Tesouraria e Orçamento

Desenvolvimento Front-End

  • Interação Humano-Computador para Desenvolvimento Front-end Web
  • Interfaces com HTML e CSS
  • JavaScript
  • Framework Front-End e Conexão com Back-End

Gestão de Projetos e Programa de Segurança da Informação

  • Segurança da Informação
  • Início e Planejamento de Projetos
  • Programa e Política de Segurança de Informação
  • Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos

Em razão de mudança de versão, mudanças de mercado e aprendizados decorrentes do próprio processo acadêmico, o Instituto Infnet se reserva o direito de alterar os blocos de graduação em qualquer tempo, não sendo garantido que os temas dos blocos, os nomes e os conteúdos das disciplinas previstos quando da matrícula de um aluno se mantenham ao longo do curso deste aluno. Entendemos que a matriz curricular de um curso de graduação deve ser dinâmica, compromissada com a melhoria contínua, e não estanque, parada no tempo.

ficha técnica

NOME DO CURSO

Bacharelado em Sistemas de Informação.

foco

Análise de Negócios. Voltado para uma formação de alta empregabilidade, atendendo às demandas específicas do mercado, como o aprendizado através de projetos práticos e ampla gama de certificações profissionais.

tipo do diploma

Bacharelado. Habilita para o exercício profissional como Analista de Negócios e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

3.189 horas, incluindo aulas, estágio, atividades complementares e optativas.

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial pela portaria nº2356 de 22 de dezembro de 2010.

INFRAESTRUTURA

100% ministrado em laboratório, com uma workstation por aluno, no formato presencial. Infraestrutura avaliada com nota máxima pelo MEC.

CORPO DOCENTE

Formado por profissionais de mercado.

certificações

Prepara para as quatro certificações oficiais mais relevantes do segmento.

DESTAQUES

Gestão de projetos com a metodologia do Project Management Institute (PMI®).

curriculo

Referenciais de acordo com as diretrizes curriculares da SBC para cursos de graduação de Sistemas de Informação. Recomendações curriculares para graduações em Sistemas de Informação, em ação conjunta da ACM (Association for Computing Machinery) com a AIS (Association for Information Systems).

principais cargos

Analista de Negócios, Consultor de Negócios, Analista Funcional, Analista de Dados, Analista de Business Intelligence, Gerente de Processos, Gerente de Sistemas, Analista de Implantação de SI, Analista de Implantação de Sistemas Gerenciais, Gerente de Projetos.

modalidades

Presencial: regime intensivo trimestral.

Informações adicionais sobre o curso: Clique Aqui

precisa de mais informações?

Entre em contato conosco!

como chegar

TRANSPORTES

ônibus

A Escola fica à esquina da Av. Rio Branco, no melhor ponto do centro da cidade. Há linhas de ônibus para qualquer lugar do Rio de Janeiro e também para cidades vizinhas.

ônibus especiais

Há diversos ônibus especiais no Terminal Menezes Côrtes.

metrô

A Escola de Negócios fica próxima à estação Carioca.

carro

Na mesma rua da sede do Instituto Infnet, há o Terminal Garagem Menezes Côrtes (www.tgmc.com.br). São apenas 2 quadras, com bastante movimento de pessoas até às 23h. Após as 17h, o estacionamento oferece desconto.