Graduação em Sistemas de Informação

Arquitetura de Infraestrutura de Aplicações

Entregável do Bloco:
Elaborar e implantar um projeto lógico de datacenter utilizando virtualização e OpenStack, com a implantação de aplicações e serviços que atendam a um cenário, justificando as decisões projetuais. O projeto deve trazer a entrega do código testado de automação da implantação da solução.
Projeto de Bloco: Infraestrutura de Aplicações
1 – Propor soluções de arquitetura de infraestrutura para aplicações de acordo com o cenário
2 – Utilizar ferramentas de automação de instalação de aplicações
3 – Documentar um projeto de infraestrutura para aplicações
4 – Levantar requisitos para um projeto de infraestrutura para aplicações
5 – Elaborar uma solução de infraestrutura para aplicações com base em requisitos
Virtualização de Desktop e Aplicações
1 – Explicar os fundamentos da virtualização de desktop e de aplicações
2 – Implementar soluções de virtualização de aplicações
3 – Implementar soluções de virtualização de desktop
4 – Implementar soluções de virtualização de desktop e aplicações via Internet
Fundamentos da Arquitetura de Infraestrutura de Aplicações
1 – Entender os fundamentos da arquitetura de infraestrutura
2 – Entender os desafios da implantação e manutenção de aplicações e os benefícios da virtualização
3 – Implementar a virtualização de servidores
4 – Implementar virtualização de servidores via containers de aplicações
Implantação de Infraestrutura em Nuvem Pública
1 – Descrever arquiteturas de soluções de nuvem pública
2 – Comparar arquiteturas de infraestrutura de nuvem pública com outras arquiteturas de infraestrutura
3 – Gerenciar segurança em um ambiente de nuvem pública
4 – Inserir e extrair dados de uma solução de nuvem pública
5 – Selecionar os serviços apropriados de nuvem pública com base em requisitos
6 – Identificar as melhores práticas de arquitetura e operações em uma nuvem pública
Implantação de Infraestrutura em Nuvem Privada
1 – Descrever o Openstack e arquiteturas de soluções com nuvens privadas
2 – Comparar arquiteturas de infraestrutura Openstack com outras arquiteturas de infraestrutura
3 – Implementar infraestruturas aplicações simples para aplicações no Openstack
4 – Implementar infraestruturas avançadas para aplicações com o Openstack
Certificações do Bloco:
Este bloco aborda, em parte, conteúdos das seguintes certificações profissionais: OpenStack:EXIN Foundation Certificate in OpenStack Software; VMware Certified Associate – Data Center Virtualization (VCA6-DCV); VMware Certified Associate 6 – Network Virtualization (VCA6-NV); Amazon AWS Certified Solutions Architect – Associate.

Converse conosco sobre este bloco

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

precisa de mais informações?

Entre em contato conosco!