Graduação em Sistemas de Informação

Business Intelligence e Análise de Dados

Entregável do Bloco:
Uma solução quantitativa para um problema de gestão, extraindo, manipulando e analisando uma massa de dados a partir de sistemas de informação (como um CRM, um ERP, dados de logs de sites etc.) utilizando o SQL, PowerBI e o R/R Studio como ferramentas.
Projeto de Bloco: Business Intelligence e Análise de Dados
1 – Compreender o que é um Business Intelligence
2 – Planejar um projeto de extração e BI para analisar dados de uma organização
3 – Implementar a extração de dados para uma organização
4 – Analisar visualmente dados de uma organização
5 – Analisar estatisticamente dados de uma organização
6 – Construir visualizações de dados
7 – Documentar e justificar um projeto de BI e análise de dados para uma organização
Fundamentos de Business Intelligence e Análise de Dados
1 – Compreender o valor do BI e da análise de dados para as organizações
2 – Compreender os conceitos fundamentais de banco de dados, modelagem de dados e business intelligence
3 – Compreender o panorama tecnológico e as principais ferramentas para BI e análise de dados
4 – Utilizar o Microsoft Power BI (MPBI) para consultas e análises de dados simples
Fundamentos da Descrição e Análise de Dados
1 – Compreender o contexto da descrição e da análise de dados
2 – Descrever dados quantitativamente, considerando os tipos básicos de dados existentes
3 – Instalar e utilizar o R/R Studio
4 – Construir análises de dados simples utilizando o R
Modelagem, Extração e Manipulação de Dados
1 – Utilizar modelagem de dados
2 – Utilizar o Microsoft Power BI (MPBI)
3 – Extrair dados de sistemas de informação utilizando SQL
4 – Criar visualizações e cruzamentos de dados de sistemas de informação em uma plataforma de BI.
Análise de Dados
1 – Compreender coleta e preparação de dados
2 – Compreender análise de dados avançada
3 – Realizar análises de dados preditivas
4 – Testar modelos de dados
5 – Implementar análises estatísticas utilizando R em uma plataforma de BI
Certificações do Bloco:
O bloco não prepara para certificações profissionais.

Converse conosco sobre este bloco

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

precisa de mais informações?

Entre em contato conosco!