Graduação em Sistemas de Informação

Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI

Entregável do Bloco:
Diagnóstico e proposta de processos da área de TI de uma organização, trazendo a documentação de novos processos (usando BPMN e Itil) e indicadores que resolvem tal problema, perfil de cargos e contratos de desempenho.
Projeto de Bloco em Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI
1 – Reconhecer de forma ampla os desafios da gestão da infraestrutura de tecnologia das informações nas organizações.
2 – Analisar casos de problemas de gestão de tecnologia da informação nas organizações.
3 – Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
4 – Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
5 – Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
6 – Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.
Fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia
1 – Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
2 – Criar POPs e fluxos padrão de processos.
3 – Criar gráficos de gestão à vista.
4 – Criar e apurar indicadores de desempenho para diferentes áreas, atividades e pessoas de uma organização.
5 – Criticar POPs, fluxos, gráficos e o gerenciamento da rotina como um todo em diferentes organizações.
Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL Foundations)
1 – Identificar os fundamentos do gerenciamento de serviços de TI.
2 – Explicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
3 – Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
4 – Analisar a prática do gerenciamento de serviços de TI em diferentes organizações e contextos à luz dos processos e conceitos do ITIL.
5 – Analisar de forma contextualizada a adoção de ferramentas de suporte ao Itil nas suas várias dimensões.
Gestão de Processos BPM CBOK
1 – Identificar os fundamentos do gerenciamento por processos.
2 – Explicar o ciclo de vida do gerenciamento de processos.
3 – Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
4 – Discutir a interação entre as tecnologias da informação e o BPM (Ferramentas de Modelagem e BPMS).
Gerenciamento de Pessoas em TI
1 – Explicar as principais questões da gestão de pessoas dentro das organizações.
2 – Propor estratégias de autodesenvolvimento profissional.
3 – Examinar situações envolvendo as melhores práticas da gestão de pessoas de acordo com o Gallup.
4 – Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.
Certificações do Bloco:
O bloco apoia na preparação para os seguintes exames de certificação: ITIL Foundation e CBPP Certified Business Process Professional.

Converse conosco sobre este bloco

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

precisa de mais informações?

Entre em contato conosco!