Graduação em Sistemas de Informação

Gestão Integrada de Operações e Logística

Entregável do Bloco:
Planejamento de uma solução completa de logística para a cadeia de valores de uma organização, com foco e detalhamento dos processos de negócio, visando integração da logística à de fornecedores e clientes utilizando sistemas de informação SAP que devem ser totalmente especificados e implementados para um processo completo incluindo customização via ABAP para atender às necessidades específicas da organização.
Projeto de Bloco: Implantação de Processos de Operações e Logística
1 – Analisar casos de administração da produção e logística.
2 – Levantar as necessidades de operação e logística para uma organização.
3 – Desenhar processos de operação e logística alinhados com as necessidades da organização
4 – Compreender a questão ética no relacionamento com fornecedores e clientes, analisando dilemas éticos, em especial aqueles relacionados a fornecedores;
5 – Implantar em um ERP processos de operação e logística para uma organização.
6 – Elaborar uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização.
7 – Documentar sua solução implantada de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
8 – Implantar em um sistema de informação uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos para uma organização com processos customizados utilizando ABAP
Fundamentos da Administração da Produção e da Logística
1 – Explicar a inserção da área de operações e logística no contexto das organizações.
2 – Descrever os principais conceitos e processos da administração da produção e da logística.
3 – Comparar os principais processos de logística em diversos tipos de organização
4 – Desenhar processos de produção e logística alinhados com indicadores de desempenho da organização.
Sistemas de Informações Gerenciais na Cadeia de Suprimentos
1 – Descrever os sistemas de informação mais comuns usados nas organizações;
2 – Explicar os benefícios e desafios da implantação de ERPs nas organizações;
3 – Implantar em um ERP processos de produção e logística integrados com processos de outras áreas.
Planejamento, Controle, Otimização e Desafios da Produção
1 – Descrever as relações da administração da produção e da logística com a responsabilidade ambiental.
2 – Descrever objetivos, técnicas e atividades de planejamento e controle.
3 – Planejar e controlar a cadeia de suprimentos.
4 – Planejar e controlar os estoques.
5 – Planejar e controlar a capacidade de produção.
6 – Planejar e controlar falhas e sua recuperação.
Implantação de Soluções Customizadas para a Cadeia de Suprimentos
1 – Implementar em um ERP uma solução de planejamento e controle da cadeia de suprimentos.
2 – Descrever a arquitetura e os principais conceitos para a customização de processos em um ERP.
3 – Implementar customizações em processos simples utilizando ABAP.
Certificações do Bloco:
Este bloco não tem foco na preparação para certificações profissionais.

Converse conosco sobre este bloco

Bloco

Um bloco é um conjunto de 5 disciplinas que você cursa ao longo de um semestre. Estas disciplinas são relacionadas, para que você aprenda o necessário para desenvolver um projeto similar ao que terá que criar na vida real. Com o aprendizado baseado em projetos e competências, você já monta seu portfólio ao longo da faculdade e aprende o que é demandado pelo mercado de trabalho.

Competências

Competências são as demandas que o mercado pede de um profissional da área do curso. É o que você vai aprender em cada disciplina. Você também aplica suas competências enquanto desenvolve seu projeto de bloco, simulando uma situação que enfrentará no mercado de trabalho.

Entregável

O entregável do projeto de bloco é o produto final que você produz ao longo do semestre, seguindo uma sequência de desafios ao longo da qual recebe feedbacks e orientações de seu professor. Depois de produzir seu projeto, você o apresenta para seus professores, usando o que aprendeu para justificar suas escolhas. Você terá sucesso em seu projeto pois as competências que você aprende em todas as disciplinas são direcionadas por ele.

precisa de mais informações?

Entre em contato conosco!