MBA EM

Marketing Digital

MBA em Marketing Digital é oferecido pela Escola de Negócios em parceria com a Escola de Comunicação e Design Digital. Durante o curso o aluno irá conhecer e dominar as melhores ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital, utilizando estratégias como: Inbound Marketing, Mídias Sociais, Email Marketing, SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics, entre outros. O resultado é a formação de profissionais altamente atualizados e capazes de colocar em prática um planejamento completo de marketing para o ambiente digital.

público - alvo

O MBA foi desenvolvido
especialmente para:

  • Profissionais de Comunicação (Publicidade e Propaganda), Administração, Marketing e Design que desejam ampliar seus conhecimentos de Marketing no ambiente digital, com o objetivo de criar, desenvolver e gerenciar estratégias on-line, que garantam vantagem competitiva para seus negócios e empresas.

pré-requisitos:

Ter diploma de Graduação, preferencialmente em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Marketing, Design ou Administração.

Aprovação em processo seletivo que compreende análise de currículo e entrevista com o Coordenador Pedagógico do curso.

diferenciais

Infraestrutura

Aulas ministradas em laboratórios com tecnologia de ponta e uma workstation por aluno, o que otimiza a utilização de softwares e ferramentas online necessárias para o aprendizado efetivamente prático.

Teste

Projetos de Marketing e Negócios

O aluno aprende fazendo: ao longo do curso desenvolve projetos de Marketing e Negócios no ambiente digital. O MBA propõe Blocos independentes de aprendizado e a produção de projetos a cada encerramento de conteúdo.

Orientada ao Mercado

Conteúdo relevante, onde o aluno aprende as melhores ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital, como Inbound Marketing, Mídias Sociais, Email Marketing, SEM (Search Engine Marketing), SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics e outras estratégias.

Certificações

O curso promove conhecimentos que poderão contribuir para a preparação do aluno para duas importantes certificações do Google.

Frequência Semanal ou Quinzenal

Carga horária ideal para conciliar com o trabalho: uma aula por semana ou aulas quinzenais.

Networking

O curso une interesses comuns e aptidões singulares, possibilitando uma ótima oportunidade para troca de experiências e construção de conhecimento em conjunto.

depoimentos

Sempre foquei minha carreira de publicitário no mercado, tendo trabalhado em agências, clientes e veículos, em mais de 17 anos de “estrada” e por isso nunca pensei em pós-graduação. Quando fui convidado a dar aulas, precisei de uma especialização e, por trabalhar com internet desde 1996, escolhi o Instituto Infnet para fazer meu MBA. Conheço a instituição desde sua fundação junto com o início da internet no Brasil, sempre com um DNA digital muito forte, o que foi o diferencial para a minha escolha. Tive ótimas aulas, grandes professores (hoje meus amigos), fiz grandes amizades, e o melhor: oxigenei minha carreira com muitas informações novas."

Christian Bernard

carreiras

O egresso do curso torna-se apto para atuar como Analista de Marketing com conhecimento de SEM, SEO, Web Analytics, Inbound Marketing e Mídias Sociais, assim como Coordenadores, Consultores e Gestores de Marketing Digital.


O que o aluno aprende:


Utilizar, na prática, diversas ferramentas para gestão de marcas e produtos no ambiente digital e ser capaz de pensar estrategicamente no planejamento que melhor atenda aos objetivos organizacionais.

O conteúdo do programa aborda temas como:
  • Planejamento de mídia: objetivos, targets, segmentação e marketing de nicho.
  • Monitoramento, mensuração e definição de KPI´S
  • Formatos de Mídias: Search e Display
  • Google Adwords e Rede Display Google, Google Adsense, Google Analytics
  • Retargeting e mídia programática
  • Conteúdo orgânico x Conteúdo patrocinado
  • Marketing de conteúdo e Inbound Marketing
  • Definição de Personas
  • Planejamento de Funis TOF, MOF e BOF
  • Estágios dos Suspects
  • Workflow de nutrição
  • CTAs e landing pages
  • Webwriting
  • Storytelling
  • SEO/SEM;
  • Automação de Marketing
  • Mensuração de resultados de Emails Marketing (taxa de abertura, CTR, CTOR)
  • Tagueamento de campanhas
  • Testes A/B

O curso promove conhecimentos que poderão contribuir para a preparação do aluno para as certificações do Google.

conteúdo detalhado

O MBA em Marketing Digital é composto por blocos de aprendizado, totalizando 440 horas/aula. Ao término de cada bloco, o aluno consolida seu aprendizado apresentando um Projeto de Bloco, aplicando os conhecimentos promovidos no período.

Planejamento de Mídia On-line

Comportamento do consumidor de mídia digital. Jornada do consumidor e seus hábitos. Mudanças no mercado e inclusão de plataformas digitais no planejamento de mídia das marcas. Planejamento de mídia: definição de objetivos, target, segmentação. Formatos de mídia: display, search, entre outros. Retargeting, mídia programática e softwares; TGI, Monitor Ibope, ComScore. Elaboração de um plano de mídia on-line, em variados sites. Monitoramento, mensuração, definição de KPI’s, avaliação de performance, produção de relatórios. Lançamento e acompanhamento de uma campanha real na rede display do Google, com retargeting, usando o Google AdSense.

Gerenciamento de Campanhas: Links Patrocinados

Aplicação prática das ferramentas do Google AdWords. Elaboração de landing pages (prática com software Wix). Utilização do Google Analytics para monitorar resultados de sites e landing pages. Expressões regulares e relatórios. Tagueamento de campanhas: eventos, e-commerce, social, variáveis personalizadas. Otimização de gastos. Metas, perfis, pesquisa interna, integrações com Google AdWords e com a rede display do Google. Coleta de dados, definição de indicadores de resultados (KPI’s), planejamento de métricas; métricas para websites e e-commerce. Discussão de questões reais dos exames de certificação do Google AdWords e Google Analytics e prova-simulado.

Resultados Esperados

1. Um maior número de impressões dos anúncios, pelo menor custo unitário.
2. Um maior número de visitas nas landing pages (divulgadas pelos anúncios), pelo menor custo unitário.
3. Uma maior conversão das visitas em cadastros/leads.

Projeto de Bloco

Elaboração de uma campanha de links patrocinados na busca do Google integrada a uma campanha de anúncios online nos canais da rede display do Google, com conversão em uma landing page da marca escolhida para desenvolvimento do projeto. Haverá metas de visitas à landing page, dos cadastros gerados e do retorno sobre o investimento (ROI). Mínimo de 100 visitas, 100 contatos gerados e 20% de ROI.

Planejamento Estratégico de Mídias Sociais

Análise das mídias sociais e suas aplicações: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Linkedin. Definição de estratégias de acordo com os objetivos de comunicação da marca, e planejamento e criação de campanha nas mídias sociais. Segmentação e marketing de nicho; consumo de informação nas mídias sociais. Papel do conteúdo na estratégia de comunicação da marca nas mídias sociais; Conteúdo orgânico x Conteúdo patrocinado; investimento em mídias sociais; retorno sobre investimento nas plataformas sociais. Elaboração de conteúdo patrocinado para mídias sociais. Mensuração e métricas para mídias sociais. Softwares: Facebook Insights, Facebook Ads, Twitter Analytics, YouTube Analytics, Linkedin Marketing Solutions.

Marketing Mobile

Definição e aplicação de Mobile Marketing nas campanhas de marketing das marcas. Compreensão e análise do cenário mobile e do comportamento do consumidor nessas plataformas, permitindo a tomada de decisões estratégicas para investimento em campanhas. Planejamento e elaboração de conteúdo para plataformas mobile, site mobile e apps. User experience; conceitos de usabilidade versus utilidade. Características e particularidades dos anúncios em plataformas mobile. Mensuração e métricas de campanhas para plataformas mobile.

Resultados Esperados

1. Um maior número de impressões dos anúncios, pelo menor custo unitário.
2. Um maior número de visitas e/ ou engajamento nos perfis sociais (divulgados pelos anúncios), pelo menor custo unitário.

Projeto de Bloco

Elaboração de uma campanha de Ads no Facebook integrada a estratégias mobile. O aluno deverá elaborar uma campanha com foco em plataformas mobile cujo tráfego terá como origem o Facebook via app para smartphones/gadgets móveis. As metas da campanha serão de impressões do anúncio mobile, visitas à página da marca nessa rede social, e engajamento (interações) com público que está na segmentação estratégica da campanha.

Monitoramento Estratégico de Marcas

Planejamento e metodologia de monitoramento da Internet e das mídias sociais. Tipos de monitoramento; o que pode ser monitorado; seleção de palavras-chave. Classificação de menções; Análise de sentimento. Análise qualitativa do monitoramento; interpretação de dados. ARS: Análise de Redes Sociais (SNA – Social Network Analysis). Métricas de monitoramento de redes sociais. Inteligência competitiva: monitoramento de concorrência, pesquisa e comportamento do consumidor. Ferramentas e softwares (e.g. Scup, V-tracker, Seekr, BrandCare, Google Trends, Klout, Facebook Insights).

Análise de Monitoramento de Marcas

Análise de dados e insights a partir do monitoramento para planejamento e ações estratégicas de marcas. Identificação de oportunidades de negócios, reputação de marca, crises e atendimento a consumidores. Introdução à Análise / Ciência de Dados. Análise de dados – Métricas e Ferramentas. Conceitos estatísticos básicos para social. Visualização de dados e gráficos. Elaboração de plano de marketing.

Resultados Esperados

1. Uma melhor reputação da marca.
2. Um melhor entendimento sobre os movimentos da concorrência.
3. Um melhor entendimento do públicoalvo e de seus atuais prospects.
4. Identificação de influenciadores.

Projeto de Bloco

Elaboração de relatório analítico de monitoramento da marca e da concorrência, com consequente criação de plano de marketing sobre uma oportunidade/problema identificado na análise de dados do monitoramento (produto, inovação, estratégia). Será necessário utilizar a ferramenta de monitoramento – a mesma usada no módulo sobre o tema – para encontrar menções sobre uma marca/produto/negócio.

Planejamento de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Definição das Personas. Produtos e Estratégia. Planejamento de Funis TOF, MOF e BOF. Estágios do Suspect (e.g. consciência, consideração e decisão). Criação do conteúdo de páginas de oferta; CTAs. Criação de conteúdo de páginas de entrega; Landing Pages. Conversão em cadastros/leads. Criação de conteúdo de páginas de agradecimento. Criação de ofertas (e.g. e-books, slideshows, PDFs). Workflows de Nutrição / Relacionamento com leads. Mapeamento de Objeções (pushbacks). Criação do conteúdo de e-mails de nutrição. Webwriting (redação Web), Storytelling. Gatilhos de compartilhamento em mídias sociais. SEO: Otimização de conteúdo para os mecanismos de busca (prática com software SEMrush).

Implementação de Estratégias de Marketing de Conteúdo

Softwares de Automação de Marketing. Criação de conteúdos em geral para websites e blogs (prática com software WordPress). Implementação de conteúdos planejados – as páginas de oferta, entrega e agradecimento, as ofertas, os e-mails – e seus workflows (prática com softwares WordPress e Mailchimp). Integração com mídias sociais. Criação de listas segmentadas; profiling. Otimização de landing pages; Testes A/B. Mensuração dos resultados de e-mail marketing: taxa de abertura, CTR, CTOR, entre outros.

Resultados Esperados

1. Um maior número de visitas aos sites/blogs (obtidas organicamente e por e-mail marketing), pelo menor custo unitário.
2. Uma maior conversão das visitas em cadastros/leads.
3. Uma maior conversão de leads em clientes (via nurturing por e-mail marketing) e, em seguida, bons clientes advogados da marca, que contribuirão para a imagem e reputação dela no mercado.

Projeto de Bloco

Criação de um site/blog, tanto das páginas de produtos como das páginas de oferta, entrega (landing pages) e agradecimento, integrado com mídias sociais, e criação dos workflows de nutrição e de todos os respectivos e-mails. Haverá meta para visitas e cadastros/leads (pelo menos 10), além de engajamento nas mídias sociais e taxas de abertura e conversão do e-mail marketing de nutrição.

observação

Em virtude do constante aperfeiçoamento do projeto pedagógico, eventualmente os nomes dos blocos, módulos, suas cargas-horárias e ementas podem sofrer mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula. A ordem dos blocos não é preestabelecida no projeto pedagógico do curso.

FAÇA O DOWNLOAD DO FOLDER PARA SABER MAIS SOBRE ESTA PÓS-GRADUAÇÃO

próximas turmas

Duração

Cerca de 24 meses.

unidade

Rua São José, 90 - Centro

data de início

16 de abril de 2019

frequência

Aulas semanais às terças-feiras. A partir das 18h20.

admissão e valores

Preencha os dados abaixo para mais informações sobre processo de admissão e valores.

como chegar

TRANSPORTES

ônibus

A Escola fica à esquina da Av. Rio Branco, no melhor ponto do centro da cidade. Há linhas de ônibus para qualquer lugar do Rio de Janeiro e também para cidades vizinhas.

ônibus especiais

Há diversos ônibus especiais no Terminal Menezes Côrtes.

metrô

A Escola de Negócios fica próxima à estação Carioca.

carro

Na mesma rua da sede do Instituto Infnet, há o Terminal Garagem Menezes Côrtes (www.tgmc.com.br). São apenas 2 quadras, com bastante movimento de pessoas até às 23h. Após as 17h, o estacionamento oferece desconto.