Vestibular

faculdade em

Sistemas de Informação

(Negócios e Gestão)

A graduação forma Analistas de Negócio com uma visão abrangente dos processos de uma empresa e com o domínio dos principais sistemas de CRM, Banco de Dados, SAP R/3 e SAP B1. O Aluno também aprende soluções de Business Intelligence e técnicas de análise de negócios usando os frameworks BPM CBOK. Esta graduação é uma parceria com a Escola Superior da Tecnologia da Informação.

E VALORES

processo seletivo

Este curso prevê um processo seletivo gratuito, porém obrigatório para admissão.

Qual seria o processo mais adequado para você?

Vestibular

Você pode fazer o vestibular a qualquer momento e as provas podem ser feitas de forma presencial ou online.

PRESENCIAL: Confira as próximas datas.

ONLINE: Solicite o agendamento de sua prova.

Nota do ENEM

De acordo com a média inicial de entrada do curso escolhido, você poderá ingressar diretamente com sua nota do Enem e ainda usufruir de descontos adicionais.

Portador de Diploma / Transferência

Seleção realizada através de entrevista, análise curricular e/ou de portfólio.

ESTA GRADUAÇÃO É

OFERECIDA NA MODALIDADE

PRESENCIAL

Esse é formato clássico das graduações. Você tem aulas presenciais com um corpo docente reconhecido com nota máxima pelo MEC. Suas aulas são na sede do Instituto Infnet, com acesso a laboratórios de ponta, uma super biblioteca focada em tecnologia e salas de estudo dedicadas aos alunos. Além disso, tem um computador só para você em todas as aulas para, na hora, colocar em prática o que aprendeu. O Instituto Infnet está praticamente em frente à estação de metrô da Carioca e a três quadras da estação de barcas da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

 

DURAÇÃO

Quatro anos, divididos em 16 trimestres letivos.

 

CARGA HORÁRIA

3.189 horas.

 

INÍCIO E HORÁRIO

Janeiro de 2023, diariamente, no turno da manhã.

 

MENSALIDADE

R$ 2.190,00.

Bolsas de até 60% via Vestibular ou ENEM.

fundamentos do curso

CERTIFICAÇÕES

Logo ITIL

ITIL

ITIL Foundations

Logo ABPMP Brasil

CBPP

Certified Business Process Professional (CBPP)

Logo PMI

PMI

Project Management Institute (PMI) CAPM

Logo EXIN

EXIN

Information Security Foundation - ISFS
OpenStack: EXIN Foundation Certificate in OpenStack Software

Logo OMG

OMG

OMG Certified UML Professional

Logo Oracle

ORACLE

1Z0-808: Oracle Certified Java Programmer

Logo VMWare

VMWARE

Data Center Virtualization (VCA6-DCV)
Network Virtualization (VCA6-NV)

Certificado AWS

AMAZON AWS

Amazon AWS Certified Solutions Architect – Associate

METODOLOGIAS DE ENSINO

É um método de ensino alternativo às aulas expositivas tradicionais, e que resulta em um entendimento mais profundo dos conteúdos, uma melhoria nas competências interpessoais e no desenvolvimento da criatividade. O método oferece a oportunidade do aluno explorar desafios aplicáveis ao mundo real, similares aos que ele encontrará no mercado de trabalho, aumentando a retenção das competências e conceitos aprendidos. PBL pode significar Project Based Learning ou Portfólio Based Learning. São elementos-chave do processo:

 

Mais prática, menos teoria

Ao invés de ensinar aos alunos um monte de teoria e, de vez em quando, aplicar uma fração dela através de um trabalho, fazemos o exato oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem, com a apresentação de alguns conceitos para apoiá-los. Consequentemente, os alunos procuram a teoria e as ferramentas que precisam, aplicam, trabalham juntos e se ajudam. É uma abordagem muito mais parecida com o que acontece na vida real, em uma empresa ou organização.

 

Projetos desafiadores ou interdisciplinares

Cada projeto oferece um problema significativo para o aluno resolver, de dificuldade compatível com os desafios reais da profissão. Através dos projetos, é possível integrar  conhecimentos que no modelo tradicional são tratados apenas isoladamente.

 

Competências essenciais

Os projetos são focados nos objetivos de aprendizado dos alunos, mas também incluem o desenvolvimento de competências transversais ao conteúdo, como análise crítica, solução de problemas e conflitos, colaboração, autogestão e gestão de projetos.

 

Contexto

Os projetos são desafios similares aos encontrados no mundo real, tendo assim significado concreto para os alunos e criando engajamento e entusiasmo no aprendizado.

 

Reflexão e feedback

Os alunos refletem sobre o aprendizado, a efetividade da coleta de informações, a qualidade do trabalho e os obstáculos encontrados, além de darem e receberem feedback como parte de seu  aprendizado. Estudos da ciência da educação mostram que praticando e tendo feedbacks sistemáticos, os alunos aprendem mais e fixam melhor os conteúdos. No método, são trabalhadas competências tidas como necessárias para o mercado de hoje, como o pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa.

É trocar as tradicionais grades de disciplinas, centradas nos conteúdos que o aluno deve aprender, por um método focado nas competências necessárias para o aluno exercer sua profissão. O curso passa a ser orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências, usando para isso os conteúdos e exercícios mais adequados, sejam eles textos, aulas, vídeos, debates, projetos, casos, etc.

Quando um curso no modelo CBL é desenvolvido, os educadores não começam a preparar um plano de aula baseado na escolha de conteúdos e leituras. Em vez disso, começam por identificar as competências necessárias para a atuação do profissional e, em seguida, selecionam os conteúdos para apoiar o aprendizado dos alunos em cada uma delas. No caso do Instituto Infnet, que usa paralelamente o método de aprendizado por projetos, normalmente esses conteúdos são atividades práticas, e não apenas leituras e vídeos.

O aluno progride no curso na medida em que adquire novas competências e torna-se apto para se formar quando domina todo o conjunto de competências necessárias para a nova profissão. Esse modelo é muito mais alinhado  com o mercado de trabalho, pois as empresas podem ter certeza de quais competências o profissional formado domina.

 

PONTOS ESSENCIAIS DO CBL:

  1. Alinhado com o mercado de trabalho;
  2. Centrado nas competências necessárias para o exercício profissional;
  3. Mais prático que o modelo tradicional de ensino.

matriz curricular

Fundamentos do Desenvolvimento de Software

  • Programação Web com HTML 5 e CSS 3
  • Programação Web com JavaScript I
  • Interatividade em Páginas Web
  • Programação Web com JavaScript II
  • Projeto de Bloco: Fundamentos do Desenvolvimento de Software

Implantação de Processos de Operações e Logística

  • Sistemas de Informação Gerenciais na Cadeia de Suprimentos
  • Fundamentos da Administração da Produção e da Logística
  • Implantação de Soluções Customizadas para a Cadeia de Suprimentos
  • Planejamento, Controle, Otimização e Desafios da Produção
  • Projeto de Bloco: Implantação de Processos de Operações e Logística

Processamento de Dados

  • Fundamentos de Programação com Python
  • Introdução a Modelagem Relacional e SQL
  • Python para Processamento de Dados
  • Python e SQL
  • Projeto de Bloco: Processamento de Dados

Desenvolvimento de Software No-Code e Low-Code

  • Fundamentos do Desenvolvimento de Software No-Code
  • Fundamentos do Desenvolvimento de Software Low-Code
  • Desenvolvimento de Software No-Code
  • Desenvolvimento de Software Low-Code
  • Projeto de Bloco: Desenvolvimento de Software No-Code e Low-Code

Desenvolvimento para CRMs, Chatbots e Integração de Software

  • Fundamentos do Desenvolvimento para CRMs
  • Fundamentos do Desenvolvimento para Chatbots e Integração de Software
  • Desenvolvimento para CRMs
  • Desenvolvimento para Chatbots e Integração de Software
  • Projeto de Bloco: Desenvolvimento para CRMs, Chatbots e Integração de Software

Arquitetura de Computadores, Redes e Segurança da Informação

  • Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
  • Fundamentos de Redes de Computadores
  • Segurança da Informação
  • Redes de Computadores
  • Projeto de Bloco: Arquitetura de Computadores, Redes e Segurança da Informação

BI e Análise de Dados

  • Fundamentos de Business Intelligence e Análise de Dados
  • Fundamentos da Descrição e Análise de Dados
  • Modelagem, Extração e Manipulação de Dados
  • Análise de Dados
  • Projeto de Bloco: BI e Análise de Dados

Gestão de Projetos e Serviços da TI e Automação de Processos

  • Fundamentos da Gestão de Projetos e Serviços da TI
  • Fundamentos de Gerenciamento de Processos
  • Gestão de Projetos e Serviços da TI
  • Automação de Processos
  • Projeto de Bloco: Gestão de Projetos e Serviços da TI e Automação de Processos

Em razão de mudança de versão, mudanças de mercado e aprendizados decorrentes do próprio processo acadêmico, o Instituto Infnet se reserva o direito de alterar os blocos de graduação em qualquer tempo, não sendo garantido que os temas dos blocos, os nomes e os conteúdos das disciplinas previstos quando da matrícula de um aluno se mantenham ao longo do curso deste aluno. Entendemos que a matriz curricular de um curso de graduação deve ser dinâmica, compromissada com a melhoria contínua, e não estanque, parada no tempo.

ficha técnica

NOME DO CURSO

Bacharelado em Sistemas de Informação.

foco

Análise de Negócios. Voltado para uma formação de alta empregabilidade, atendendo às demandas específicas do mercado, como o aprendizado através de projetos práticos e ampla gama de certificações profissionais.

tipo do diploma

Bacharelado. Habilita para o exercício profissional como Analista de Negócios e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

CARGA HORÁRIA

3.189 horas, incluindo aulas, estágio, atividades complementares e optativas.

DURAÇÃO

Estimada em 4 anos.

MEC

Presencial: Autorizado pelo MEC no Diário Oficial pela portaria nº2356 de 22 de dezembro de 2010.

INFRAESTRUTURA

100% ministrado em laboratório, com uma workstation por aluno, no formato presencial. Infraestrutura avaliada com nota máxima pelo MEC.

CORPO DOCENTE

Formado por profissionais de mercado.

certificações

Prepara para as quatro certificações oficiais mais relevantes do segmento.

DESTAQUES

Gestão de projetos com a metodologia do Project Management Institute (PMI®).

curriculo

Referenciais de acordo com as diretrizes curriculares da SBC para cursos de graduação de Sistemas de Informação. Recomendações curriculares para graduações em Sistemas de Informação, em ação conjunta da ACM (Association for Computing Machinery) com a AIS (Association for Information Systems).

principais cargos

Analista de Negócios, Consultor de Negócios, Analista Funcional, Analista de Dados, Analista de Business Intelligence, Gerente de Processos, Gerente de Sistemas, Analista de Implantação de SI, Analista de Implantação de Sistemas Gerenciais, Gerente de Projetos.

modalidades

precisa de mais informações?

como chegar

TRANSPORTES

ônibus

A Escola fica à esquina da Av. Rio Branco, no melhor ponto do centro da cidade. Há linhas de ônibus para qualquer lugar do Rio de Janeiro e também para cidades vizinhas.

ônibus especiais

Há diversos ônibus especiais no Terminal Menezes Côrtes.

metrô

A Escola de Negócios fica próxima à estação Carioca.

carro

Na mesma rua da sede do Instituto Infnet, há o Terminal Garagem Menezes Côrtes (www.tgmc.com.br). São apenas 2 quadras, com bastante movimento de pessoas até às 23h. Após as 17h, o estacionamento oferece desconto.

Plano de pagamento em 4 anos*

Valor Total: R$ 1.541,18

**Bolsa Ingresso: 30%

Valor final: R$ 1.078,83

mensais

 

**Se preferir, estendemos o parcelamento em até 6 anos, basta você escolher a opção que melhor se adaptar ao seu momento. Importante: não é um financiamento, é uma facilidade que oferecemos para você.

Plano ESTENDIDO de pagamento em 6 anos

Valor Total: R$ 1.541,18

**Bolsa Ingresso: 30%

Valor final: R$ 809,00 mensais

 

**N.º de bolsas limitado por classe, por favor verificar disponibilidade no ato da compra.